(27) 98119-1774 (Apenas Wpp)     (27) 98117 - 6889
email contato@saberes.edu.br
Notícias e Eventos
Curso de Extensão - Psicologia Clínica e Psicanálise: articulações teóricas e terapêuticas decoloniais.

Ementa
O lugar da clínica na cultura ocidental moderna. O nascimento da Psicologia Clínica e o diferencial da Psicanálise como prática do cuidado. Racionalidades diagnósticas e decolonialidades.

Apresentação
O curso propicia reconhecer os principais valores da cultura ocidental moderna de base europeia úteis para contextualizar as propostas de saúde, adoecimento e terapêutica na psicologia clínica. A partir do referencial analítico da Psicanálise e crítico do pensamento filosófico contemporâneo, problematiza as bases patriarcais imersas na racionalidade, nas demandas e nas práticas clínicas. O objetivo é construir instrumentos para atuação do psicólogo de forma coerente com os paradigmas contemporâneos decolonias.

Proposta
Candidatos Curso de Extensão "Psicologia Clínica e Psicanálise: articulações teóricas e terapêuticas decolonias" é voltado para psicólogos e estudantes de Psicologia.

O curso será realizado em 05 (cinco) encontros presenciais na modalidade de Seminários Clínicos Temáticos.

Carga horária: 25h

Docente: Profª Dra. Janaína Madeiro Brito

Público-alvo: Psicólogos e estudantes de Psicologia.

Datas de realização: 02/7; 09/7; 16/7; 23/7; 30/7 (aos sábados, no mês de julho/2022)

Horário: 8h às 12h30

Local de realização: Faculdade SABERES – Vitória/ES

Investimento: 3 x R$ 85,00 (parcelado no cartão de crédito) / R$ 240,00

Inscrições até o dia 27/06!

Inscrições via telefone: (27) 3227-8203 | Whatsapp: (27) 98117-6889

Bibliografia:

CANGUILHEM, George. O que é a Psicologia?. In: ____. Estudos de História e Filosofia das Ciências: concernente aos vivos e à vida. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012, p. 401-418.

FANON. Frantz. Alienação e Liberdade: escritos psiquiátricos. São Paulo: Ubu Editora, 2020.

FOUCAULT, Michel. A Psicologia de 1850 a 1950. In: _____Ditos e Escritos I: Problematização do Sujeito: Psicologia, Psiquiatria e Psicanálise. Rio de Janeiro: Forense, 2010, p.133-151.

DUNKER, Christian Ingo Lenz Dunker. Mal-estar, sofrimento e sintoma: uma psicopatologia do Brasil entre muros. São Paulo: Boitempo, 2015.

ROUDINESCO, Elisabeth. A família em desordem. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003, p.13-34.